Uma opinião sobre o sistema penitenciário brasileiro

Por Marinara Barros

Querido Estado,

Escrevo essa carta para informar a vocês que, por mais errado que os presos estejam, eles são cidadãos e têm direitos.

O cidadão preso além de perder sua liberdade, é exposto à humilhação. Com um tratamento desumano, em lugares que deviam ter como principal objetivo reeducar, dar um novo sentido a vida dessas pessoas. Simplesmente o que esses homens encontram são penitenciarias com super lotação das celas, doenças, agressões de toda forma. Além disso, o local em que essas pessoas residem parece até um deposito de lixo. Assim, por conta desses fatores negativos, causa-se a revolta, pois ficam vulneráveis e perdem a dignidade, acarretando rebeliões, fugas, entre outras coisas.

Ao sair para a sociedade, não perdoa. Esse sujeito passa a ser estigmatizado, rotulado por nossa acolhedora comunidade. Tudo fica mais difícil. Inclusive o emprego, e, acaba que só encontra saída voltando ao crime, no qual se sente acolhido.

Em tudo existe um motivo e precisamos sempre nos perguntar o que levou aquele ser a cometer determinado crime. Nossa sociedade não é igualitária, as pessoas não tem as mesmas oportunidades que outras. A criminalidade só cresce, e um dos motivos é o quadro crítico em que o país se encontra.

Sun Tzu, em A Arte da Guerra, diz “Trata bem os prisioneiros, alimenta-os como se fossem teus próprios soldados. Na medida do possível, faz com que se sintam melhor sob tua égide do que em seu próprio campo, ou mesmo em sua pátria.” O Estado precisa tratar bem os prisioneiros, pois quando saírem da cela só vão ter a acrescentar na sociedade, independente dos preconceitos encontrados. Mas até isso acontecer encontram outra forma de chamar atenção das autoridades, como as rebeliões, que nada mais é as reivindicações por direitos. Direitos que estão sendo violados.

Atenciosamente,

Marinara Barros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s