Arquitetura contemporânea e as influências da arte da Antiguidade

Por Ariele Moura, Lucas Matos, Mariana e Tainá Martins

 

Atualmente a arquitetura não possui uma linguagem única. Existe entre as varias linguagens, uma reinterpretação da arte e da arquitetura do passado, principalmente através do significado e estilo dos elementos da época referenciada. Como um movimento antropófago; digere-se as influencias que se misturam as características pessoais de cada arquiteto.
O classicismo, tendência no período de 1500-1600, é sinônimo de antiguidade, e os indivíduos com estilos estéticos conservador mantém essa tendência em suas residências. Os materiais nobres são os favoritos, madeira como carvalho, porcelana e cristais também compõem a decoração. Cores claras se adéquam a esse estilo, contribuindo para criar um ambiente calmo e sinuoso.
Entre as mais pedidas e favoritas para as casas de luxo está à tendência barroca. Esse estilo traz uma ideia de irregularidade, é capaz de expressar exuberância e emoções extremas. Possui excesso de curvas e elementos decorativos. Referências na produção de mesas laterais e de centro, além de poltronas, e grandiosos lustres. Cores e contrastes acentuam a inspiração barroca italiana de 1600-1800.
Ainda, para quem gosta de cores e movimento, o impressionismo é uma ótima opção. Explora-se esse tema principalmente nos painéis decorativos de ambientes espaçosos.
As construções realmente oriundas desses estilos, criadas na época do auge dessas tendências, infelizmente, apenas encontram-se em centros históricos ou cidades antigas. Já que a arquitetura de hoje não é puramente constituída de um único estilo, mas como se vê, de uma miscigenação de influencias e gostos, que varia pela cultura de cada lugar. A grande diferença entre a arquitetura contemporânea e as demais que já existiram, é que atualmente se preza pelo conforto e funcionalidade. Também pela sustentabilidade, um ponto de extrema relevância em diversos segmentos da atualidade.
Considerada por especialistas, como resultado da soma de novos elementos e novas formas construtivas tecnológicas a grandes referências artísticas e arquitetônicas utilizadas no passado, comprova-se a democrática execução da arquitetura contemporânea, que pode contemplar aos mais diversos olhares e gostos. Uma arquitetura dos estilos. Não com a regência de apenas uma, mas das varias belezas que história pode oferecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s